Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Perguntas e Respostas

1. É necessário passar álcool no dedo antes de verificar a glicemia como as enfermeiras fazem no hospital?
     Não. O uso de álcool não é necessário antes de testar a glicemia. lavar e secar as mãos é o suficiente. Mas não deixe de tirar bem o sabão e secar as mãos completamente. As fitas de teste que determinam o nível glicêmico possuem uma substância que faz o açúcar transforma-se num composto químico colorido. O álcool pode destruir esta substância e provocar uma falsa leitura de baixos níveis glicêmicos. O álcool resseca e pode levar à rachadura da pele perto das unhas. Além disso, se o álcool não evaporar totalmente antes de furar o dedo, você sentira ardência e o desconforto da picada. (101 dicas para melhorar sua glicemia – American Diabetes Association)

 2. Por que fico com a glicemia alta após tratar uma hipoglicemia?
     Dois fatores elevam sua glicemia após uma reação hipoglicêmica. Primeiro, os hormônios que seu organismo naturalmente libera no sangue para controlar a deficiência de açúcar no sangue lentamente elevam os níveis glicêmicos. Em segundo lugar, os alimentos que você ingere elevam a glicemia. Muitos diabéticos comem ou bebem demais após uma leitura de baixos níveis. A baixa glicemia provoca fome intensa. Todos esses fatores podem elevar a glicemia por duas a quatro horas, até mais, depois de comer. É importante beber só um pouco (meio copo) de suco ou chupar uns tabletes de glicose e após 30 minutos testar a glicemia de novo. Se acontecer de você comer muito, compense com uma dose extra de insulina. (101 dicas para melhorar sua glicemia – American Diabetes Association)

 3. Por que eu sinto que a glicemia está baixa quando o medidor diz que está normal?
     Há diversas possibilidades. Primeiro, seu medidor de glicemia pode estar quebrado, sujo ou com as pilhas fracas. Conserte, limpe, troque as pilhas. (Chame o fabricante se precisar de ajuda.) Peça à sua equipe médica que verifique a precisão do medidor.
     Em segundo lugar, são necessárias várias semanas para que você se acostume aos níveis glicêmicos normais após ter convivido com altos níveis por muito tempo. O organismo pode estar emitindo sinais falsos.
     Em terceiro lugar, você pode sentir que a glicemia está baixa se os níveis descerem rapidamente de altos para normais, o que geralmente acontece após uma grande dose de insulina regular. Por tudo isso, não fala conjecturas sobre sua glicemia – faça o teste.

61 thoughts on “Perguntas e Respostas

  1. Gostaria que me informasse sobre o uso dos adesivos no controle da diabets infantil, pois uma amiga que tem um filho de 5anos com diabetes há 2 anos e agora ouviram falar desse adesivo. Será que ajuda mesmo e os resultados são positivos??? onde posso me informar mais a respeito???

    obrigada pela ajuda.

  2. POR FAVOR ME RESPONDA!
    A HEMOGLOBINA GLICADA 7,1 É UM VALOR NORMAL PARA UMA CRIANÇA DE 6 ANOS QUE TEVE A GLICOSE 103 E DEPOIS NUM SEGUNDO EXAME A GLICOSE ESTAVA 83(CONFESSO QUE DEPOIS DO PRIMEIRO RESULTADO DA GLICOSE TOMEI ALGUNS CUIDADOS EVITANDO DAR ALIMENTOS DOCES PARA MEU FILHO …SERÁ QUE MASCAREI O VALOR?)

  3. Oi Nicole! Não sei se vc tá sabendo:
    Uma equipe do centro médico da Texas Southwestern University, nos Estados Unidos, está bem otimista com relação a cura do diabetes tipo 1.
    Trata-se da desativação do hormônio glucagon, fazendo com que o diabético não precise de insulina, grosseiramente explicando. Mas como a insulina é um hormônio do crescimento tb, nossas pequenas ainda precisariam de insulina até a fase adulta (qtde bem menor) e daí em diante não mais. Eles fizeram experiências em ratos e deu certo e parece que já estão fazendo experiência com humanos.
    O que vc acha?
    Bj

  4. Oi,meu eu sou o vinicius e tambem sou diabetico,como posso conseguir a bomba de fusao gratis?????
    mainha mae trabalha no lavoisier de santana,e conversou a respeito disso.
    Aguardo sua resposta.

  5. Olá, Nicole e a todos que lerem isso aqui!
    Parabéns pela sua iniciativa, pelas suas colocações e pelos cuidados que tem com a sua filha.
    Um dia desses ouvi a seguinte frase: “a diabetes não é um sofrimento para o filho, e sim sofrimento e – mais que tudo – ensinamento para os pais”. Fiquei analisando sobre ela e no final tive que concordar, pois me lembrando de minha infância, não tive nenhum trauma. Mas tenho certeza que meus pais lembram de cada “perrengue” que passaram comigo, de cada cuidado que tiveram que ter, em um tempo em que a monitorização era feita normalmente com fitinhas para verificar a glicosúria, em vez de vários testes diários de verificação de glicemia no sangue. Assim, digo que todos os pais de diabéticos merecem medalhas de ouro, pois são indiscutivelmente grandes vencedores!!
    E aí eu cresci! E como era de se esperar, bastante saudável e feliz!
    Hoje tenho 32 anos e 24 de diabetes. E casada, me preparo para engravidar.
    Acho que estou na melhor fase do meu tratamento, com uma glicohemoglobina abaixo dos 7% (atualmente está 6,3%) há mais de um ano!
    Mas não é fácil, exige comprometimento e responsabilidade. O que sei é que o resultado vale a pena!
    Sei também que muitos médicos se desesperam ao verem resultados de exames com glicohemoglobina de mais de 8%. Já tive resultados assim por algum tempo (imagina então quando eu não tinha nem a possibilidade de medir a glicemia, com valores exatos, por 5 a 6 vezes ao dia!) e continuo saudável. Mas com planos de construir uma família, eu precisei cuidar ainda mais de mim e aumentei inclusive a quantidade de exercícios, o que ajudou ainda mais no controle. Bom, isso foi o mais fácil, já que decidi só fazer o que realmente gosto, em vez de ficar comprando planos de academias! Hehehehe…
    Mas o que posso dizer a qualquer pessoa é que se cuidar vale a pena: ir com frequência a todos os médicos necessários, fazer exames, cuidar da alimentação, fazer atividade física e, é claro, cuidar do psicológico também!
    E desse jeito, viver sorrindo é muito mais fácil!!
    Um grande abraço,
    Babi

  6. queria, saber mais da contagem do carboitrato????

  7. ola bom dia,sou joedilson,vigilante,moro em teixeira de freitas na bahia.ha 3 anos descobri que sou diabetico,apesar dela esta controlada com metformina e glibenclamida,dieta e exercicios(caminhada+corrida)gostaria de saber o numero da lei federal que me dar o direito de receber o aferidor de glicose gratis.hoje mesmo medi e ela estavaem 84.eu vi uma reportagem na tv e falou que diabeticos de baixa renda tem direito a esse aparelho

  8. Ola Nicole, tdo bem?
    TEnho uma dúvida, não sou diabetica faço exame sempre e minha glicohemoglobina deu 8.7 tenho que me preocupar?

  9. Stou muito triste. Bjos

  10. iniciei hoje a lantus no meu filho e a apidra estou em duvida de como armazenar, pois as outra insulinas fui orientada a deixar refrigerada e essas de agora posso deixar fora de refrigeração, estou em duvida do q. fazer!!!!!

  11. Nicole, qto de insulina vc aplicava antes da bomba? Hoje a minha filha Giovana tem 11 anos e desde os 8 esta com DM. Fui alterando sua insulina por conta e hoje ela toma 30npg e 6 apidra pela manhã, as vezes aplico 4 NPH a noite, mas nem sempre precisa. Hj um amigo disse que achou estranho essa quantidade pois deveria ter a noite mais e menos pela manha. So que nem sempre ela precisa tomar a noite porque da hipo.

    • Seu amigo é médico??? Se não for, não dê ouvidos.
      Cada um tem uma necessidade e a da Vittoria sempre foi menor pela manhã.
      Ela tomava 14 de levemir de manha e 10 de noite.
      O importante são as glicemias dela estarem boa, dentro dos valores considerados normais, se estiver, basta.
      Nao é uma questao de comparar quantidade de insulina, quantas vezes…. tem q ver o A1C se está bom….

  12. Oi, meu nome é jeniffer. Eu tenho 10 anos de idade, eu peso 36,1 kilos.
    Eu fiz exame de diabetes e deu 101. Isso é normal?

    Apesar que eu fiz exame no “Mello”, lá nem sempre dá o resultado correto. Mas eu estou com medo, de eu estar com diabetes. Vou passar no medico para ver o que ele diz sobre os meus exames.

    101 é normal? é diabetes?

  13. nicole, que exames são esses, para excluir diabetes?

  14. Carmem para uma criança de 6 anos, não é normal 103. Isso significa que o sangue da criança esta alterado. O normal poderia ser 100 ou 99.

  15. Não mais… O medico me disse

  16. Eu sou só uma criança Nicole tenho 10 anos, não posso ser medica

    • Então, por ter 10 anos e obviamente não ser médica vc tem que tomar mto cuidado quando fala que algo não é normal para uma criança.
      Vc não tem noção nenhuma pra saber se 106 é mto pra uma criança de 6 anos.
      Por isso eu sempre digo q a unica pessoa que pode diagnosticar ou dizer qq outra coisa é o médico, tá bom?

  17. Qual é o horário coreto para ficar em jejum para fazer o exame de glicose?
    Remédio de alergia contem açucar? pode alterar?

  18. graças a deus eu descobri este site, meu nome é carlos tenho 54 anos e recentemente descobri que sou diabetico,confesso que logo que soube pirei,pirei no sentido de que eu nunca tive quasquer problema de saude, até então… agora é só aceitar e administrar esta nova fase daminha vida, e com estas suas dicas e os comentarios fico mais satisfeito, lendo estes artigos consigodicas de dietas,e outras coisas que mim enteressa. muito obrigado por vc existir. beijo no seu ♥.

  19. gente fiz o exame de glicose deu 77. a medica disse que está normal.

    estou feliz.

  20. oi tenho uma filha de 2anos emeio e gostaria de saber se no brasil já existem insulina via oral e o valor porque ela toma muitas agulhadas por dia obrida chris.

    • Infelizmente ainda não tem… Apenas a bomba de insulina diminui as picadas hoje em dia…

    • ola e de fato nos sofremos, por eles tenho uma filha de 9 anos se chama giovanna o diabetes apareceu com 4 anos nao podemos ter[ do] de medica por que sem a insulina pode ate morrer ,ter convusao etc a minha faz dextro sozinha ja toma insulina e super independente o segredo e conversa muito fala a verdade logico a ainda e muito nova mas ja da pra ir expricando oq pode e nao pode logo tira de letra claro nos sofremos muito pq temos que ser duro com elas melhoras bjoos

  21. Boa tarde!

    me chamo Suellen, sou a mãe de Yamisn de 4 anos 8 meses, tem 15 dias descobri que minha filha é diabetica
    no dia que descobri a glicose dela no hospital chegou 500, fiquei muito preocupada cheguei a pensar que não teria forças para conviver com tudo aquilo que minha filha estava passando, tudo para mim está sendo novidade porque tem muito pouco tempo, gostaria de pedir ajuda em algumas dúvidas.

    no inicio a Yasmin estava tomando NPH 2x por dia, pela manhã 10 unidades e a noite 3 unidades, a glicose dela começou a ficar baixa na hora do almoço e na janta, em torno de 51, 48, na consulta medica a DRa tirou a insulina da noite, mantendo apenas pela manhã 10 unidades, hoje faz uma semana que estou dando 10 unidades pela manhã, estou reparando que a glicose continua dando baixo antes do almoço e antes da janta só fica normal quando acorda.

    Não sei se no inicio da insulina é normal isso acontecer, estou muito preocupada porque a consulta é só dia 02/08.

    desde já agradeço pela atenção e aguardo um retorno.

    • Oi! O ajuste de dose é meio complicado mesmo. Mas não fique esperando a consulta, não. Ligue pro médico, ela não pode ter hipo.
      Caso não consiga falar com ele, diminua a dose da manhã. Ou invés de 10 unidades, de 9 e veja o que acontece. Se continuar com hipo, abaixe mais uma, até ficar com os números acima de 90, 100.

      Aqui começamos com 14u de manhã e 7 de noite e em um mês passamos pra 3u de manhã, apenas…

      Nâo deixe fe falar com o médico.

      Boa sorte pra vocês, pode contar comigo pro que precisar.

    • oii,e bm nao esta me lembro quando descobri q a minha pequena estava com a bete deu com 4 anos hj ela tem 9e10 meses vc tem q fala sempre a verdade pra ela nunca demostra q tem dozinha dela e uma criança como outra qualque so a minha hj ja tma insulina sozinha faz dextro e super independente assim a sua vai ficar tbm nos nao temos mas nada a fazer a nao ser ora e pedir a deus para guarda os orgao delas perfeito para q elas venham ter uma vida normal entre aspas e fica sussegada e q no começo pararece q abriu um buraco e nos caimos dentro fica na paz vai da td certo pra tds nos bjooos

  22. Te admiro muito Nicole,descobri a diabetes a três meses e ainda estou meio perdida,mais lendo sobre sua vida com a Vivi fico mais tranquila,tenho 45 anos e sua filha e vc são um exemplo de vida.Bj.

  23. Oi Nicole,você tem o mesmo nome da minha filha de 7 anos que tem diabetes,parabéns pela sua iniciativa de criar esse espaço contando suas histórias e deixando com que as pessoas contem as suas,troquem ideias…..pois nos sentimos mais leves quando dividimos nossas histórias com pessoas com algo em comum ou seja DM1.Minha Nicole graças a Deus com 1 mês e meio diagnosticada esta bem pois de 30 ui de nph hoje só toma 6 e apenas na parte da manhã pois sua glicemia estava muito baixa e aos poucos fomos diminuindo as doses.um abraço

  24. oi nicole….em primeiro lugar obrigada pela ajuda em seu blog…. com certeza serve de inspiração a muitos…meu nome é marcia e sou diabetica a tres anos e meu filhote IGOR de 1a7m acaba de ser diagnostica com DM, já estamos utilizando as insulinas, aferindo os destros e dieta. E estou com uma duvida que creio que vcs poderiam me ajudar: A pergunta é: ” a familia toda entra na dieta ou devemos já ir demonstrando que a dieta dele é diferenciada das outras pessoas?” . Meu marido, que não é diabetico, está evitando comer os alimentos açucarados na frente dele? Será que isso ajuda ou prejudica? Tenho medo de estar super protegendo ele, afinal cedo ou tarde, ele se deparará com os alimentos não diet, com a dieta das outras pessoas? E aí como vcs fazem?

    aguardo ansiosa o retorno!

    abraços!

    • Seu filho tem um ano e 7 meses certo?
      Ele não precisa de dieta! Ele tem que comer normalmente… comer o que uma criança da idade dele come.
      A dieta da pessoa com diabetes tipo 1, no caso dele, deve ser a dieta que todas as pessoas deveriam fazer.
      Comer todos os nutrientes de forma balanceada.
      Todos da família deveriam comer assim! Fará bem pra todos.

      Aqui comemos as mesmas coisas. Nâo tem dieta especial pra ninguém. Ela come os doces normalmente quando tem vontade, participa de todas as festas comendo o que as festas servem. Apenas cuidados dos líquidos pra que sejam diet. No resto, nao há necessidade de comer diet. O diet faz ainda masi mal com a química dos adoçantes e maior quantidade de sódio e gordura do que o alimento normal.

      O que vc tem que ter em mente é… quer que seu filho tenha uma alimentação normal e saudável?

      • obrigada nicole! por responder!
        sua experiencia nos deixou mais tranquila….obrigada…

        acho que vai ficar td bem….pois como eu já sou diabetica….nossa dieta já é bem equilibrada e saudavel.

        valeu!
        abraços!

  25. OI ,ESTAVA FAZENDO UMA PESQUISA QUANDO ENCONTREI ESTE SITE SUPER INTERESSANTE, TENHO UM FILHO DE 15 ANOS PORTADOR DE DM TIPO 1 FAZ USO DE INSULINA LANTUS QUE CONSIGO PELA FARMACIA MUNICIPAL AQUI ONDE MORO, MAS NESTE MES ESTA EM FALTA PORQUE ESTA HAVENDO MUDANÇAS NA PREFEITURA, CONSEGUI FALAR COM O SECRETARIO DE SAUDE E FUI INFORMADA QUE NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COMPRAR POIS O LABORATORIO ESTA TENDO PROBLEMAS PARA CONSEGUIR MATERIA PRIMA PARA A FABRICAÇÃO DESTA INSULINA, NÃO SEI SE REALMENTE E VERDADE E ESTOU TENTANDO DESCOBRIR SE VC TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE ISSO MANDA PRA MIM POR FAVOR. OBRIGADA. AMEI ESTE MONTE DE INFORMAÇÃO QUE VCS COMPARTILHAM AJUDA PRA CARAMBA. ROSANGELA

  26. oi nicoli , meu filho tem 6 anos a gllicemia dele deu 116 fez exame com 11 hs de jejum, eu sei que está alta , me ajude me indicando algumas alimentação que meu filho poderia comer e levar para aescola obrigada!

  27. Olá Nicole, muito bom o seu blog… explicativo…
    Nicole, preciso de algumas indicações e confesso que sou novata neste mundo de diabetes… Gostaria que você me indicasse um bom aparelho para medir a glicose, um que seja confiável na sua opinião. Uma outra coisa que li aqui e fiquei curiosa é por que vc diz que a insulina NPH não é a melhor…. existe outro tipo que seja melhor?
    Me desculpe pelas perguntas tão simples, mas como eu disse, estou começando agora…
    Sei que quando lidamos com uma doença, acabamos tendo um grande conhecimento a respeito dela.. se fosse cardiologia por exemplo, eu entenderia bastante, mas diabetes, nunca procurei nenhum conhecimento.
    Obrigada!

  28. Ola Nicole to muito confusa pq minha filha de 4 anos fez exame de glicose e deu muito baixa 47 . ai depois fiz o exames nesses aparelhos de medir glicose deu 123 . fiquei muito preocupada ,procurei uma pediatra e ela passou novos exames que ainda vou fazer . To muito nervosa . sera que a minha filha tem Diabetes ? Meu MUNDO ta um turbilhão .. To muito triste
    Bjs Ana paula

  29. oi minha neta começou a ter muita sede durante a noite a fazer muito xixi e muita fome me preocupei porque sou diabetica media glicemia dela e deu 170 to p´reocupada e ela tem crise pra comer doces e fica muito nervosa sera que e diabetes

  30. sou diabetica então quero saber o porque a da minha irma é bem mais controlada do que a minha se ela também
    tem?

  31. Olá Nicole eu minha irma minha vó e minha tia temos diabetes eu ando tendo bastante dor de cabeça o que pode ser isso porque a diabetes não está alta? beijão aguardo resposte

  32. Olá Nicole eu minha irma minha vó e minha tia temos diabetes eu ando tendo bastante dor de cabeça o que pode ser isso porque a diabetes não está alta? beijão aguardo resposta

  33. Olá Nicole,
    Seu blog é muito interessante! A minha filha Giovana se tornou diabética aos 3 anos e 11 meses. Hoje está com 7 anos e 2 meses. Toma a Lantus e a Humalog. A minha maior preocupação é com as sequelas que possam surgir com as Hiperglicemias. Sei que a Hipoglicemia é a vilã para a DM1, mas a hiper embora corrigida rapidamente me preocupa. É difícil manter o equilíbrio.

  34. Olá sou diabética desde os 6 anos de idade,e queria saber como ganha a bomba de insulina,quero muito saber,se eu conseguir fica mais fácil para mim.Agradeço se puder me responder.

  35. Eu descobri a menos de um mês que meu filho de 12 anos tem dm1, e confesso que estou completamente perdida. Estou buscando informações em toda parte, e achei o seu blog.
    Tenho muitas dúvidas, mas particularmente hoje estou apavorada, pois li um relato sobre crises de hipoglicemia noturna. Ele está usando 50Ui da Lantus de manhã e nunca teve nenhuma hipo. Ele dorme sozinho no quarto, será que devo me preocupar? Como devo proceder à noite?

  36. Boa tarde Nicole!!!
    Sou DM1 desde os 10 anos de idade e hoje estou com 29… tenho um bebê de 1 ano, graças a Deus, saudavel, mas queria saber quais as chances dele desenvolver o Diabetes? Sendo que eu não nasci com a doença, e ninguém na minha familia e nem na familia do meu marido tem a doença?
    aguardo respostas!

    Um grande beijo e adorei o seu blog, uma linda iniciativa <3

  37. Boa tarde Nicole,resultado 83,6 para criança de 5 anos é considerado normal ou pré diabete?

  38. Bom dia.

    Nicole,Sou Diabético tenho 26 anos e muita dificuldade para controlar iniciei um regime conforme minha nutricionista me orientou mas ainda tenho muita fome,como o dia inteiro
    e pra piorar sou muito ansioso acho que isso também influencia, me passe umas dicas para me ajudar por favor!

  39. Olá Nicole, resultado 77 para criança de 4 anos é considerado normal. Ela estava em jejum. Muito obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.550 outros seguidores