Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Meu Santo Quiabo!!

17 Comentários

E mesmo optando por não assistir mais televisão, as bizarrices desse mundinho chegam até mim, transbordando ignorância. Algumas delas, eu simplesmente ignoro. Mas quando vejo algo absurdamente fora de contexto sendo compartilhado por milhares de pessoas, com expressões vinculadas como: CURA DO DIABETES, CHEGA DE INSULINA, etc… não posso ficar quieta.

Sei que já faz até um tempinho que isso aconteceu, que talvez ninguém esteja mais falando sobre isso, tô atrasada no barulho mas estava em provas e não pude fazer muito.

Gente… sinto muito em informá-los que diabetes ainda não tem cura. E não vai ser a água do quiabo que vai fazer isso com você. Tome seu remédio, aplique sua insulina, coma direito e faça exercícios regularmente! Essa é a “cura” que existe pro diabetes hoje em dia. E vocês acham mesmo que se alguém tivesse descoberto a cura pro diabetes seria divulgado no programa do Luciano Hulk? Ô gente, pelo amor, hein!

1412461_485742914878336_354819448_o

Fonte: Diabetes Brasil – Novembro Azul

“Quiabo, indicado em reportagens com pouca ou nenhuma credibilidade como um alimento funcional, não cura diabetes, tampouco controla a glicemia se usado de forma isolada como um substitutivo da insulina ou da metformina.

A substituição dos medicamentos por quiabo (ou água de quiabo) pode causar a morte do diabético por hiperglicemia. O quiabo pode trazer benefícios contanto que associado a medicação, dieta alimentar e exercícios físicos.

A Sociedade Brasileira de Diabetes, associação médica destinada ao estudo da doença, em artigo das Diretrizes de 2013/2014, intitulado “Princípios para orientação nutricional no diabetes mellitus”, esclarece que:

“A intervenção nutricional direcionada às pessoas com diabetes tipo 1 aponta a importância de integrar insulina, dieta e atividade física, reforçando o ajuste da terapia insulínica ao plano alimentar individualizado como a chave para o adequado controle metabólico.

(…)

A manutenção da saúde da população alcançou uma abrangência muito maior com o conceito de prevenção de doenças. Uma dieta considerada saudável hoje vai além de sua qualidade nutricional estrita; as propriedades fisiológicas dos alimentos devem ser consideradas.

Surgem então pesquisas bem direcionadas sobre as substâncias biologicamente ativas contidas nesses alimentos para uma determinação mais precisa de seus efeitos benéficos, como também a determinação das quantidades mínimas e máximas que podem ser recomendadas para a população, a fim de se pferecer eficácia sem risco de toxicidade.

O conceito de alimentos funcionais é novo e nosso país é rico em produtos naturais e alimentos ainda pouco explorados.

Todavia, os alimentos funcionais usados isoladamente dificilmente terão o efeito desejado e deve-se ter cuidado para não serem usados indiscriminadamente.”

Portanto, não existe milagre. Substituir insulina ou metformina por quiabo (ou água de quiabo) é escolher o descontrole glicêmico, que pode levar à morte.”

———————————————————————————————————–

Fonte: Clínica Christiane Sobral

É necessário tomarmos muito cuidado com reportagens e artigos que revelam que algum alimento, chá ou planta melhoram ou “curam” o diabetes. O diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) que necessita prioritariamente de acompanhamento médico e ainda não tem cura.

No novo quadro do programa do Luciano Huck, o que foi apresentado é que o quiabo poderia diminuir a absorção de carboidratos (açúcares) ingeridos, pela seu alto conteúdo de fibras alimentares e, desta forma, impedir uma elevação das taxas de glicose. A ingestão de qualquer alimento não substitui as medicações diárias e necessárias para um ótimo controle do diabetes. Devemos deixar claro que não se pode abandonar o tratamento e o acompanhamento médico da doença utilizando-se um ou outro alimento. Aconselho muita cautela quando ouvirmos notícias com esses parâmetros. Não há nenhuma comprovação científica.

A utilização do quiabo em nossa alimentação é essencial, assim como outros alimentos devido ao seu alto teor de fibras. Eles deixam a digestão mais lenta e reduzem a absorção dos carboidratos da dieta. É o caso, por exemplo, do espinafre (http://on.fb.me/18gYaSS). Há ainda o café (http://on.fb.me/18gYeC0), a canela (http://on.fb.me/1g7TXAF) que melhoram a ação da insulina.

Porém, o controle do diabetes depende essencialmente de cinco elementos primordiais: alimentação saudável, perda e /ou manutenção do peso ideal, atividade física (pelo menos três vezes por semana), tomar as medicações indicadas pelo seu médico corretamente e educação sobre diabetes (conhecer mais sobre a doença que não é um bicho de sete cabeças). É importante salientar que as pessoas com diabetes, principalmente crianças com DM1, em sua maioria, necessitam de aplicações diárias de insulina.

Não realizem qualquer alteração no tratamento do diabetes sem antes consultar seu médico endocrinologista.

Parabéns aos alunos e à professora pelo Projeto!
É ótimo ver o diabetes ser discutido em um programa com repercussão nacional.

As informações acima têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física, cirurgiões-dentistas e outros especialistas.

About these ads

17 thoughts on “Meu Santo Quiabo!!

  1. Não permite comentário?

  2. A pesquisa apresentada no caldeirão do Hulk foi no dia 23/11/2013 – em menos de 1 semana a notícia da “cura pelo quiabo” já tinha mais de 70 (setenta mil) COMPARTILHAMENTO. Hoje ultrapassados os 100 mil compartilhamentos de informação errada, equivocada. No programa do caldeirão o próprio apresentador FRISOU e o médico também, que não se tratava de cura, e que NÃO ERA PRA SUBSTITUIR INSULINA E MEDICAMENTOS pela água do quiabo. Mas o povão, fechou os ouvidos pra esse “detalhe”, pois querem resultados imediatos, sem compromisso, dedicação e responsabilidade com a doença que possuem.

  3. Nicole, achei super relevante seu post, porque essa matéria que saiu no Luciano Huck virou informação de “telefone sem fio”… no dia do programa, vários amigos me mandaram mensagem e me repassaram a receita, justamente como forma para ajudar no controle glicêmico… algumas semanas depois, outras pessoas vieram me falar da mesma receita, mas já tratando como simpatia e afins.

    O que eu sinto é que mesmo a mídia divulgando várias informações sobre diabetes, as pessoas não têm conhecimento sobre o real problema, até passarem por isso… e mesmo muitos diabéticos que conheço, também não se importam com os cuidados e acham que só o remédio ou a insulina fará todo o trabalho.

    No final das contas, o que as pessoas precisam é mudar o pensamento… se conscientizar do problema… que é algo para a vida toda e é algo sério!

  4. Nicole, achei super válido seu post, porque infelizmente as pessoas distorceram a informação dada no programa e agora a “receita do chá de quiabo” virou “simpatia”. E tenho que afirmar que as pessoas realmente acreditam, pois já vieram me falar sobre isso.

    Na minha opinião, a comoção existe não porque as pessoas não têm conhecimento sobre a doença, porque hoje em dia existem muitas informações a respeito, mas sim porque as pessoas, principalmente os diabéticos, não se conscientizaram de verdade que isso é para a vida toda e que tem sim que mudar hábitos alimentares, de saúde e principalmente de pensamento.

    Conheço muitos diabéticos, que não pensam como diabéticos, logo não agem adequado à sua realidade e acabam extrapolando em comida e bebida e achando que o medicamento (compridos ou insulinas) fará todo o efeito.

    Enquanto esse pensamento existir, besteiras como “cura com quiabo” terão cada vez mais força.

  5. Republicou isso em Diabetes… e agora?e comentado:
    Ótimo alerta contra informações equivocadas sobre alimentos e tratamentos.

  6. E enquanto isso os urubus da máfia farmacêutica continuam lucrar em cima do povo.

  7. O problema é que o Luciano Hulk deu muito mais destaque à ideia de “cura” e pouco destaque às duas únicas intervenções sobre os limites do quiabo. O programa induziu o público a avaliar que a água do quiabo substitui a insulina. Isto é dito textualmente 4 vezes pelos voluntários que participaram do teste dos coletigiais.

  8. Pingback: Cuidado: água de quiabo não cura diabetes

  9. Tinha diabetes tipo 1 desde os 10 anos de idade,hoje tenho 42 anos. No dia 19/05/2003 fiz um transplante de pancreas no hospital Felicio Rocho BH MG,pela equipe do Dr. José Maria Figueiro,e estou sem usar a insulina ha 11 anos e faço uso de todo tipo de alimento,sal açucar etc. Aos menos informado a cura do Diabetes tipo 1 ja existe.

  10. éééééé’!!!!! logico que os laboratorios nao deixam que as coisas alternativas curem nada…entao é melhor antibiotico, corticoide, anti-inflamatorio etc. mas nao remedios alternativos…..muita gente já se curou com remedio alternativo sim….. pq. muitos se curam com os alternativos????

  11. não cura , mas ajuda a controlar a taxa…..vamos deixar de ser pessimistas…!!acho que já é muita coisa, não acham?????

  12. Há 2 anos descobri que tinha diabetes tipo 2. Nos primeiro ano tomava Trayenta depois passei a tomar Kombiglyze XR 5mg/1000mg. Mesmo tomando as medicações citadas, os exames de glicemia em jejum variavam entre 104 e 120. Ao tomar conhecimento dos benefícios do quiabo fiz um teste: substitui o remédio pela água do quiabo por 3 dias e fiz o exame de glicemia. O resultado foi 94. E mais os Trigliceridios baixaram de 193 para 57. Acho que não foi uma mera coincidência. Vou continuar tomando somente a água de quiabo e fazer novo teste de glicemia daqui a 15 dias. Libero meus exames para quem quiser comprovar a veracidade do que afirmei http://www.Labfarma.com.br usuário0004994902 senha 0799
    Para quem ainda não toma insulina, recomendo que façam o mesmo teste que eu fiz. É incrível como melhora a disposição física já no primeiro dia.

    • Vou experimentar a água com quiabo amanhã. Hoje já comprei os quiabos na feira. Concordo com você. Devemos testar e tentar, porque mal não vai fazer. Ainda não uso insulina e nem quero usar. Depois que se começa a usar insulina o diabético engorda demais, pois ela faz engordar. Vou continuar tomando o glifage e fazer uso da água de quiabo todos os dias.

  13. tenho diabetes a cinco anos e sempre que faço exame o resultado e 230 190 pos predial , quando soube do quiabo tomei quatro dias antes de fazer exame e o reultado foi excelente 83, minha medica ficou muito surpresa vou continuar tomando.experimente voce tambem…

  14. Quem assistir cuidadosamente os vídeos e ler as entrevistas dos estudantes que fizeram experimentos sobre os efeitos da água do quiabo AUXILIANDO o controle da glicemia, vai verificar que ficou bem claro que os estudantes que ganharam o prêmio repetiram Várias Vezes , que a água do quiabo NÃO substitui NENHUM medicamento para diabetes e os mesmos estudantes que ganharam MERECIDAMENTE o prêmio por essa sensacional descoberta também deixaram bem claro que NENHUM paciente pode e NEM deve parar nenhum medicamrnto prescrito pelo medico , mas os mesmos estudantes repetiram que os diabéticos devem seguir TODAS as recomendações e prescrições de seus respectivos médicos. Os referidos estudantes que descobriram essas propriedades do quiabo, disseram CLARAMENTE QUE A ÁGUA DO QUIABO FUNCIONARIA APENAS COMO UM ALIMENTO AUXILIAR NO TRATAMENTO APENAS UM SUPLEMENTO ALIMENTAR , MAS NUNCA COMO SUBSTITUTO DE NENHUAM MEDICAÇÃO PARA DIABETES.
    Para que se faça justiça à esses dedicados estudantes , médicos e leitores e pacientes poderiam assistir cuidadosamente os videos e entrevistas desses estudantes , que foram bem ÉTICOS ao falar que a água do quiabo NÃO cura o diabetes , mas que pode funcionar APENAS COMO UM AUXILIAR , MAS NUNCA COMO UM SUBSTITUTO DE NENHUM MEDICAMENTO. 
    Porém a água do quiabo parece realmente AUXILIA a reduzir a glicemia , o que OBRIGA os pacientes que usam INSULINA, a fazerem algumas dosagens diárias da glicemia, para verificarem se água do quiabo associada à insulina reduziu de forma drástica a glicose sanguínea , o que pode levar a hipoglicemias importantes, sendo necessário , nestes casos, sob estrita supervisão e recomendação do médico do paciente, o reajuste das doses de insulina e das dosss de hipoglicemiantes orais.
    Se for usar a água do quiabo como suplemento alimentar é obrigatório dosar a glicose sanguínea para evitare controlar hipoglicemias (glicose sanguínea em valores inferiores ou abaixo de 70mg/dl de glicose).Consulte seu médico.
     Uma dica ” não cientifica” para tornar a água do quiabo mais “palatável” :
    minha tia coloca em em um copo de 300 mililitros , 100 mililitros da água do quiabo e 200 mililitros de suco de fruta da preferencia dela ,com adocante.Consulte seu médico.

  15. A MINHA GLICOSE ESTAVA SEMPRE DANDO 145 A 185 OU MAIS, TOMANDO A GLIMEPERIDA E EU ESTAVA QUERENDO IR AO MÉDICO PARA REFORÇAR COM OUTRO MEDICAMENTO, AI COMECEI TOMAR A AGUA DE QUIABO. EU CORTO 04 QUIABOS EM RODELINHAS FINA E COLOCO EM UMA JARRA E TOMO DURANTE QUATRO DIAS SOMENTE RENOVANDO A AGUA E CONSERVO NA GELADEIRA TOMO DE MANHÃ EM JEJUM E DURANTE O DIA TOMO MAIS UMA OU DUAS VEZES QUANDO DA TEMPO HOJE CHEGO A COMER DOIS SANDUICHES BEM REFORÇADOS 10 HORAS DA NOITE E QUANDO MEÇO A MINHA GLICOSE 07 DA MANHÃ ÉLA VARIA DE 90 A 110 SEMPRE, NUNCA PAREI DE TOMAR O MEDICAMENTO POREM NUNCA DIMINUÍ E NEM AUMENTEI- E ESTOU COMENDO MAIS SEM AUMENTAR A MINHA GLICOSE. SE OS MEDICOS DIZEM QUE NÃO CURA O DIABETES ATÉ CONCORDO POIS O DIABETES NÃO TEM CURA MAS DIZER QUE A AGUA DO QUIABO NÃO BAIXA A GLICOSE ISTO EU NÃO ACREDITO POIS JÁ ESTOU A 06 MESES DENTRO DO INDICE DE 90 A 110 E POUCAS VEZES PASSOU DISSO A NÃO SER ALGUNS DIAS QUE EU EXTRAPOLEI DEMAIS NOS AÇUCARES MAS FORAM RARAS AS VEZES DURANTE ESTES SEIS MESES.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.587 outros seguidores